A famosa CELULITE, ou lipodistrofia ginóide, é caracterizada pela compressão dos vasos capilares, dificuldade na drenagem linfática, edema, flacidez e aspecto “casca de laranja” devido à tensão das fibras colágenas arqueadas. Essas mudanças estruturais e alterações do tecido conjuntivo (derme e hipoderme) podem ser tratadas de forma diferenciada por meio da associação de ativos que atuam em etapas diferentes na formação da gordura (lipogênese) e na quebra da gordura (lipólise), além de ativos que inibem a formação de pré-adipócitos.
Para o bom funcionamento dos cremes para celulite, eles devem fazer parte de um tratamento global, que inclui, por exemplo:
• exercícios;
• dieta balanceada;
• hábitos saudáveis de vida;
• Ultrassom de alta freqüência;
O ideal é que o tratamento com o creme para celulite dure pelo menos dois meses e sua aplicação deve ser feita em forma de massagem, pois os movimentos ativam a circulação. A massagem feita com o creme adequado, além de facilitar a penetração dos ingredientes compostos no produto, favorece a quebra de gordura e alivia o inchaço. O ideal é usar após o banho, quando os poros estão mais dilatados e a absorção das substâncias é maior.
Antes de aplicar qualquer creme para celulite o ideal é usar um sabonete esfoliante para remover as células mortas, deixando a pele mais sensível e uniforme para receber os ativos que deverão penetrar na epiderme.
Os principais ativos que atuam inibindo a formação e estimulando a quebra de gordura são:
• Adipol: Agente antiadiposidade com propriedades descongestionantes dos fluidos tissulares, carreador lipofílico, antiinflamatório.
• Celulinol: Possui alto poder de penetração cutânea associada às propriedades antiinflamatórias, descongestionante, adstringente, queratolítico.
• Liporeductyl: Exerce ação lipolítica, ativando a microcirculação local e remoção de depósitos de gorduras. É composto por uma associação de ativos envoltos por uma estrutura lipossomada que levam os ativos até a derme e diferencia-se de qualquer outro ativo pela presença do GHK, um tripeptídeo varredor de carbonilas reativas.
• Cafeína: A cafeína possui metil-xantina com alto poder de permeação cutânea, age em profundidade nas células adiposas promovendo a lipólise quebra e queima das moléculas de gordura (triglicerídeos), promovendo redução de medidas. Também atua na derme, estimulando os fibroblastos para a síntese de colágeno, elastina e outros componentes da matriz extracelular, ocasionando aumento da firmeza da pele.
A combinação desses produtos agem aumentando a circulação de sangue no local, produzindo uma melhor reparação e oxigenação dos tecidos, diminuindo a inflamação local e facilitando a melhora geral da pele. Com base nessas informações, montamos as seguintes formulas que irão auxiliar no combate das indesejáveis celulites:
1 - Sabonete Liquido Esfoliante com AHA 10%
Semente de Apricot 0,3%
Acido Glicólico 10%
Sabonete Base 100 mL
Aplicar no corpo após o banho e enxaguar 3 x por semana.
2- Creme para Celulite:
Adipol 3%
Celulinol 3%
Liporeductyl 1,5%
Nicotinato de Metila 0,1%
Base de alta penetração 100g
Aplicar sobre a pele afetada com movimentos circulares e massagear até completa absorção. Lavar as mãos após usar o produto.
O Nicotinato de Metila leva a ação termo ativadora à formula.