PORTUSANA®
Ativo inovador no controle da glicemia
e na resistência à insulina
A má alimentação associada ao sedentarismo tem como resultado um dos maiores problemas da sociedade moderna: a obesidade. E junto com a obesidade, podemos ter outras doenças, como aumento da pressão arterial, hiperglicemia, obesidade abdominal e dislipidemias. A união desses problemas pode desencadear a chamada síndrome metabólica que é caracterizada por um conjunto de fatores de risco cardiovascular usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina.
Estimativas globais indicam que 382 milhões de pessoas vivem com Diabetes Mellitus (8,3%), e esse número poderá chegar a 592 milhões em 2035. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil ocupa o 4º lugar entre os 10 países com maior número de indivíduos com diabetes. O diabetes mellitus é uma das doenças crônicas mais frequentes no mundo caracterizada como um complexo conjunto de distúrbios metabólicos que tem em comum a hiperglicemia causada por defeitos na ação e/ou secreção de insulina. Os fármacos utilizados para o tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2 e para a síndrome metabólica produzem efeitos colaterais incluindo acúmulo de gordura ou regeneração hepática deficiente. Os compostos naturais tem sido uma alternativa com grande potencial para drogas terapêuticas sintéticas.
Portusana® é um produto natural que vem da planta herbácea Portulaca oleracea L que contém muitos compostos biologicamente ativos e é uma fonte de muitos nutrientes, incluindo ácido oxálico, alcalóides, ácidos graxos ω-3, cumarinas, flavonóides, glicosídeos cardíacos, antraquinonas, ácido linolênico, glicosídeos monoterpenos, N-transferuloil tiramina, vitaminas C e A, oleorresinas I e II, saponinas, taninos, sacarídeos, triterpenóides, glutationa, alta concentração de noradrenalina, adenosina e ácido ferúlico. Dentre os efeitos podemos observar uma redução na glicemia, triglicérides plasmáticos e redução do colesterol LDL plasmático, redução na inflamação, cicatrização, bem como aumento da secreção de insulina.
Mecanismo de Ação
Portusana demosntrou melhorar os níveis de glicose no sangue através da ativação do receptor de proliferação de peroxissomas gama (PPARy), que regula o metabolismo da glicose. A sua ativação resulta em aumento da sensibilidade à insulina no músculo, fígado e tecido adiposo, aumenta a secreção de insulina pancreática, reduz a absorção de glicose no intestino, aumenta a captação de glicose pelo sangue, aumenta a gliconeogênese hepática, a atividade da adiponectina, induz a translocação de Glut 4 de maneira semelhante a insulina e ao exercício físico. Juntas essas ações reduzem os níveis de glicose no sangue.
Eficácia e segurança de Portusana® em pacientes diabéticos tipo 2: Um estudo clínico, duplo-cego e controlado por placebo
Estudo realizado com 63 participantes, homens e mulheres, Diabéticos Tipo 2 com idade entre 35-75, com hemoglobina glicada 6,2 - 11% e IMC 25-35 kg/m2. Foram excluídos pacientes que estavam em terapia com insulina ou tratados com mais de um medicamento hipoglicemiante. A suplementação foi de 3 doses 60 mg / dia de Portusana®, ou placebo fornecido em cápsulas por 12 semanas. Após 6 semanas a hemoglobina glicada melhorou em 80% dos pacientes do grupo Portusana®. Os níveis de hemoglobina glicada apresentaram uma redução significativa, (-0,81+ 0,4 – 10%), superando o placebo em 44%. A insulina de jejum apresentou uma redução de 21% e o índice HOMA-IR uma redução de 20%. Além disso, uma redução significativa na pressão arterial sistólica foi observada no grupo Portusana®.
Propriedades
Portusana® possui um mecanismo de ação triplo para o controle dos níveis glicêmicos:
- Redução da absorção intestinal de glicose;
- Aumento da captação de glicose para as células;
- Modulação da sensibilidade à insulina;
- Além de possuir efeito: anti-inflamatório, cicatrizante e antioxidante.
Contraindicações
Mulheres grávidas não devem fazer o uso de Portusana® pois ela pode ter um efeito contrátil no útero. Como o extrato contém ácido oxálico, Portusana® não deve ser consumida em pessoas propensas a pedras nos rins.