Você já pensou em tomar colágeno para melhorar a aparência da pele ou para a saúde das articulações, mas não soube qual escolher? Com tantas opções, apresentações e preços é natural ficar na dúvida de qual o melhor colágeno.
O primeiro passo para definir qual o melhor colágeno, é entender porque e para quê você vai tomá-lo. Se vai consumir por recomendação de médico ou nutricionista, se é para manutenção da saúde ou para algum tratamento específico, se é para pele ou articulações.
Isso precisa ficar claro para você não errar na hora de escolher qual comprar, porque existem vários tipos de suplementos de colágeno, os quais podem estimular a produção de colágeno específico para alguma região do corpo, ou não específico, direcionando a produção de proteínas para qualquer região do corpo.
Essa variedade de proteínas que compõe a família do colágeno, podem atuar juntas ou separadas na formação dos tecidos e órgãos do corpo. Dentre os vários tipos de colágeno distribuídos pelo nosso corpo, os colágenos tipo 1 e 2 quando em forma de peptídeos bioativos, podem conferir benefícios respectivamente para a saúde e estética da pele, e reconstrução das articulações.
Como consequência disso, esses colágenos levantaram o interesse da indústria e foram isolados em forma de suplementos. Para a fabricação dos suplementos, geralmente, a proteína é extraída do couro e cartilagens de bovino e suínos.
O colágeno hidrolisado se apresenta quebrado em pedaços menores, chamados de peptídeos, os quais são absorvidos mais rápido pelo metabolismo de quem ingere quando comparado a uma proteína de colágeno inteira.
A partir do colágeno hidrolisado podem ser feitos os peptídeos bioativos, os quais também são rapidamente absorvidos pelo metabolismo mas, diferente do colágeno hidrolisado, conseguem direcionar a produção de colágenos para as regiões específicas.
Existem duas categorias de suplementos de colágeno: os de colágeno hidrolisado (maior absorção, mas não específico) e os peptídeos bioativos (específicos e com maior absorção).
Além da especificidade, outro aspecto importante que deve ser considerado no momento da escolha são os aditivos como carboidratos, corantes, aromatizantes e adoçantes. Isso é importante porque a adição desses componentes, a longo prazo, podem ser prejudicial a sua saúde.